Se você não é um profissional da área, mas uma pessoa que esta em busca de ajuda psicoterapêutica, o passo inicial é buscar indicações junto a pessoas que você conheça ou junto a outros profissionais da área de saúde. Isso é importante para assegurar que você encontre alguém com uma formação adequada e reconhecido como quem trabalha com seriedade, dentro de padrões éticos e seguros.
Marque entrevistas iniciais antes de decidir por um profissional. É bastante natural que você queira experimentar o contato, perceber como se sente com a pessoa e se há certa empatia, que é necessária para que a confiança se desenvolva. Pois uma relação terapêutica sem confiança, não costuma funcionar.
Pergunte sobre a formação do psicoterapeuta. Ele não deverá se ofender com perguntas deste tipo, nem entrar numa posição defensiva. Mais importante do que a linha de trabalho é entender se ele tem conhecimento na área, se continua fazendo cursos, se participa de congressos, grupos de estudo. A linha teórica do psicoterapeuta é bastante importante se você é um profissional da área, mas não tão importante se você é leigo.
Um psicoterapeuta precisa sempre continuar estudando, e estar em supervisão com um profissional mais experiente, se ele não tem tanta experiência, além de ter passado por seu próprio processo de psicoterapia, como paciente.
E é sempre importante que você saiba que deve colocar seus questionamentos, opiniões e também suas ressalvas sobre o processo psicoterapêutico.
Se você não teve boa interação com o profissional, não precisa desacreditar da psicoterapia, mas sim, continue buscando que certamente encontrará alguém que poderá ajudá-lo no processo. Há muitos profissionais na área.