Stress é uma alteração psicofisiológica do organismo a estímulos que desencadeiam uma reação (de luta ou fuga )no organismo como um todo. Acontece independente de nossa vontade. Não é uma alteração emocional, apesar de incluir sintomas emocionais, além de sintomas fisiológicos.
Pode acontecer devido a situações externas (acontecimentos inesperados e desafios aos limites pessoais) ou internas (pensamentos, sentimentos, lembranças, etc).
O eixo hipotálamo-hipófise e supra renal é estimulado pelo córtex cerebral e passa a aumentar a produção de hormônios, que por sua vez, levarão a reações descritas a seguir.
No processo de stress ocorre a alteração do metabolismos dos órgãos (rins, baço, intestino, glândulas sudoríparas e salivares, etc.) para concentrar funções na reação ao estressor. Funções digestiva, renal e sexual inibidas enquanto a cardíaca é estimulada.
Diante de situação de stress há uma síndrome geral de adaptação do organismo com fases de alarme, resistência e exaustão, cada fase com sintomas específicos.
Sintomas típicos da fase de alarme: Taquicardia, dor de cabeça, pressão alta ou extremamente baixa, sudorese, sensação de esgotamento, irritabilidade, insônia, fadiga, zumbido nos ouvidos, distúrbios gastrointestinais, mãos e pés frios, pesadelos, etc
Sintomas típicos da fase de resistência: desaparecem os sintomas físicos e aparecem sensações de medo, nervosismo, alteração de apetite e diminuição da libido, ranger de dentes, ansiedade, queda de cabelo, isolamento social, dúvidas quanto a si próprio, etc.
Sintomas típicos da fase de exaustão: sintomas específicos de doenças orgânicas que a pessoa tenha predisposição a apresentar, com ao desenvolvimento de doenças físicas.
O stress pode levar a comportamentos de abuso de substâncias como álcool, cigarro, drogas, comida, levando ao aparecimento de outros problemas.
O processo de stress que está relacionado ao trabalho é conhecido também como burnout, ou síndrome de esgotamento profissional. É caracterizado por tensão emocional e stress crônico associado ao trabalho quando ele é emocional e fisicamente desgastante.
O transtorno de stress pós traumático é aquele que acontece após um evento violento ou traumático e resulta em ansiedade e flashbacks em que a pessoa vivencia novamente a situação estressante.
Mas é possível desenvolver reações de enfrentamento saudável ao stress e manter-se em condições de responder às exigências da vida. Para isso ajudam: a atividade física, aprender a relaxar, ser criativo e desenvolver atividades de auto-expressão, buscar o auto conhecimento (aqui cabe lembrar que a psicoterapia é um recurso valioso e que ajuda muito), respeito aos próprios limites, buscar contato com a natureza, atividades de lazer, expressões artísticas, desenvolver a espiritualidade, e cultivar bons relacionamentos. O neurofeedback é também um recurso valioso no enfrentamento do stress, uma vez que ele permite treinar o cérebro em direção a um funcionamento mais eficiente, preciso e oferecendo assim, uma reação de enfrentamento da situação estressante, mais adequada.