Sim... funciona para quem quer entrar em processo de psicoterapia e não pode ou não quer um atendimento presencial.
Há modelos que são mistos , com atendimentos presenciais e outros online, que facilitam a vida de pessoas que precisam cruzar a cidade para ir até o consultório e não podem ficar presas no trânsito, ou por outros motivos como a falta de tempo das metrópoles, e a vida atribulada de pessoas ocupadas. Nessa modalidade mista alternamos atendimentos presenciais e online.
Pode ser ainda a maneira pela qual pessoas que moram em cidades pequenas e distantes de grandes centros, encontram psicoterapeutas. Uma vez que nesses locais é comum conhecer os psicólogos, de forma não profissional, como amigo e/ou participando do cotidiano local, o que pode tolhir a confiabilidade de questões que são sigilosas para a pessoa.
Também permite a pessoas que moram no exterior, fazer psicoterapia na língua de seu país de origem, ou a pessoas que sofrem de síndrome do pânico e não saem de casa, ter acesso a tratamento.
O importante é sempre se assegurar de que está com um profissional registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP), que tem conhecimento técnico e que preza pela ética e sigilo tanto do ambiente de atendimento ( que no caso é um ambiente “online” e por isso mesmo precisa assegurar sigilo das informações), quanto do local onde os atendimentos são realizados (o profissional precisa ter um local apropriado para trabalhar terapeuticamente, sem ser interrompido).
A mudança da sociedade, que vem acontecendo, com o advento da Inteligência artificial e das redes sociais, provoca mudanças na estrutura da sociedade (algumas desejáveis, outras não) e, no funcionamento psíquico das pessoas. Não podemos negar que o mundo mudou, e logo mudaram as formas de se fazer psicoterapia.
A psicoterapia online é feita por Videoconferência, e cada sessão tem duração de 50 a 60 min. São necessários câmera e fones de ouvido para assegurar mais privacidade.