Neurofeedback
Também chamado de biofeedback neurológico ou neuroterapia, é um tipo de treino cerebral realizado através de EEG ( eletroencefalograma), em que os sinais elétricos do cérebro são captados em tempo real, e que permite a aprendizagem de novos padrões de funcionamento cerebral visando a modificação do comportamento e a melhora de diversos sintomas. Através dos sensores do EEG (eletrodos) em técnica não invasiva, os sinais elétricos dos neurônios são captados e amplificados em uma tela de computador, permitindo que as ondas cerebrais sejam treinadas. É indolor, não emite eletricidade ou estímulos para o cérebro e não resulta em efeitos colaterais.
De forma progressiva o neurofeedback permite que o cérebro se autorregule, aprenda a funcionar com seu potencial melhorado, por isso é utilizado também para alta performance de atletas, de executivos ou pré vestibulandos.
É indicado para:
- ansiedade
- depressão
- pânico
- insônia
- problemas de aprendizagem
- fibromialgia
- fadiga crônica
- hiperatividade
- déficit de atenção (TDA, TDAH)
- sequelas neurológicas
- TCE
- Convulsões
- Desequilíbrio emocional
- Estresse
- Transtorno de Stress pós traumático (TEPT)
- Enxaqueca
Como é o tratamento
Após o mapeamento por EEG, o protocolo de treino demanda a realização de uma média de 20 a 40 sessões, preferencialmente duas vezes por semana. O tempo ideal vai depender da intensidade dos sintomas. O treino é feito com os eletrodos e desenvolvendo atividades agradáveis no computador como jogos eletrônicos, ouvir música, ou assistir a vídeos. Os sinais elétricos mostrados na tela guiarão seu cérebro em direção a uma melhor performance das ondas cerebrais.